Entendemos que a sustentabilidade é um objetivo constantemente perseguido em um caminho com muitas etapas. Esse é um princípio que atravessa toda a cadeia produtiva e inclui iniciativas ecologicamente corretas, socialmente juntas, culturalmente diversas e economicamente viáveis. Foram muitas horas pensando em como ser uma marca realmente diferente, que unisse design sofisticado atemporal, qualidade e sustentabilidade.
Em 2021 a MyBasic foi certificada internacionalmente como uma empresa B, ou B-corp. As empresas B são aquelas que comprovadamente equilibram resultado financeiro e resultados de impacto social e ambiental. O sistema B é a certificadora mais reconhecida mundialmente quando o assunto é sustentabilidade e receber esse certificado foi uma grande conquista para marca, num momento em que só havia uma única marca de moda feminina certificada no Brasil.
Toda as peças MyBasic são produzidas no Brasil, com parceiros homologados, que compartilham dos mesmos valores e princípios que a marca. No primeiro momento, produzir no Brasil foi a única opção considerando que a marca não tinha volume para pensar na possibilidade de importação. Porém, com a marca mais madura, manter a produção no Brasil, já havendo a possibilidade de importar a custos mais baixos, foi uma escolha. A ideia é estimular a economia local, gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social e manter relacionamento próximo com quem produz.
Desde 2018 a MyBasic é parceira do Instituto Muda, que realiza a gestão de resíduos na Casa MyBasic. Assim temos a garantia de que os resíduos sólidos estão sendo destinados e reciclados em locais corretos. Em 07/2019 a MyBasic atingiu a neutralidade de resíduos sólidos gerados na loja, no escritório e no estoque.
A busca por relações transparentes, equilibradas e humanizadas levou a MyBasic, em 2015, ao início da parceria com o Instituto Ecotece. Parte da nossa produção é realizada por essa entidade do terceiro setor que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social para a costura. O Ecotece intermedia a relação da MyBasic com grupos produtivos ligados ao instituto, garantindo uma mão de obra ética e consciente dentro dos critérios do comércio justo (fair trade). De 2015 pra cá, já foram beneficiados 12 grupos produtivos que atuam com costura, técnicas artesanais e estamparia, localizados na cidade de São Paulo e região metropolitana e mais de 81 empreendedoras foram impactadas.
A MyBasic é parceira do Eu Reciclo, empresa que faz a compensação da logística reversa. O que isso significa? Que tudo que que a MyBasic gera de impacto com a produção das embalagens, envios e entregas é compensado. A partir de 2022 a MyBasic optou por dobrar a compensação (passou a fazer 200% e não mais 100%) ou seja, compensa o dobro do que gera de impacto, não só neutralizando, mas gerando impacto positivo ambiental.